top of page

Vídeo Rafaela Arraes

Fotografia Rafaela Arraes

Feira do Lavradio

Todo começo de mês é uma chance de renovação, certo? Um novo ciclo é sempre bom e por que não aproveitar para ir à feira mais famosa e charmosa deste Rio de Janeiro? Estamos falando da Feira do Rio Antigo ou, como é mais conhecida pelos cariocas e turistas, a Feira do Lavradio.

Há 19 anos fazendo do primeiro sábado do mês um programa imperdível, a Feira a do Lavradio tem de tudo um pouco: artesanato, móveis de decoração, roupas customizadas, assessórios, bolsas etc.

 

As barraquinhas ocupam quatro quadras (da Rua Mem de Sá até a rua Visconde do Rio Branco) e está no local mais boêmio do Rio: a Lapa, conhecida por sua vida noturna agitada, cheia de barzinhos e boates. Mas quem disse que a Lapa é apenas para os amantes da noite? A Feira do Lavradio mostra que não é bem assim.

O espaço acolhe também muitos artistas de rua. A cada esquina há quem mostre seu talento. Música brasileira, danças afro ... diante de variados estilos, o visitante se sente à vontade na Feira.   

A Feira do Lavradio é gratuita e acontece todo o 1º sábado do mês, na Rua do Lavradio, próximo à Rua Mem de Sá, na Lapa. O horário de funcionamento é das 9h às 19h. Cerca de 20.000 pessoas passam pela feira a cada edição visitando 400 expositores.

A cada passo, há algo novo para ser comprado ou simplesmente admirado por sua beleza e raridade, como por exemplo: máquinas de escrever, discos de vinil e até uma vitrola. Você pode encontrar na mesma calçada alguém que venda artesanato e ao virar para o lado encontrar CDs e DVDs, por exemplo. Ir para a Feira do Lavradio é uma boa pedida para todos que buscam cultura e novas amizades. 

DSC_0122
DSC_0041 (2)
DSC_0054
DSC_0058
DSC_0061
DSC_0064
DSC_0067
DSC_0080
DSC_0070
DSC_0110
DSC_0106
DSC_0111
DSC_0085
DSC_0115
DSC_0138
DSC_0135
DSC_0116
DSC_0120
DSC_0125
DSC_0121
DSC_0128
DSC_0130
DSC_0087
DSC_0090

Há desde a roda de capoeira, na qual os mestres batem palmas e o público ajuda com o canto, o que dá mais leveza para a dança até a apresentação de bandas, com instrumentos como saxofone e violão. Claro que não podemos esquecer da exibição de palhaços que dão mais graça ainda para a Feira. 

A Designer e Tradutora Melinda Pellegrin, comenta que não é a primeira vez que vai à Feira do Lavradio e diz que além da música, os barzinhos também são pontos certos para sua ida à Lapa. “Sempre venho para ver as peças e comer alguma coisa nos bares”. E por falar neles, não pense que ficam vazios. Os barzinhos contam com um público assíduo.

Além de encontrar um bom artesanato, com qualidade que pode ser observada nos mínimos detalhes de cada peça, com tecidos cortados e costurados de ponta a ponta, a Feira traz também móveis antigos como os sofás de madeira e outras peças como luminárias.

Entre os frequentadores assíduos da feira está Camila Prista. Carioca da gema, a jovem frequenta a Feira há quatro meses e conta que a Feira é única e o que mais a atrai a acordar cedo e ir para a rua do Lavradio é a exclusividade das peças. “Além do clima ser gostoso, eu gosto muito do artesanato colorido e acredito que ela diz muito sobre o carioca, pois a feira é descontraída e despojada”, diz ela. 

Para quem gosta de bolsas com estampas de animais, a parada certa é no estande da artista plástica Ana Lúcia Novaes. Dona da marca de bolsas artesanais ‘Analua’, a expositora gosta muito dos visitantes “O ambiente da Feira é ótimo, o público é bem variado e as pessoas sempre buscam coisas diferentes e os preços aqui são muito bons. 

Outro expositor que divulga seu trabalho na Feira, onde encontrou inspiração, é o fotógrafo Paulo Camarão. Ele frequenta há 4 anos a Feira do Lavradio e vende canecas personalizadas com as suas fotografias, além de vender quadros artísticos também. “A feira é sensacional, já é uma referência e sua importância é inegável e claro, o público é bem fiel. Vejo pessoas do mundo inteiro e aproveito para aprender outra língua também”, brinca Paulo.

Fotografia Rafaela Arraes

Fotografia Rafaela Arraes

Fotografia Rafaela Arraes

Fotografia Rafaela Arraes

© 2016 UFRRJ- Jornalismo Especializado

Jornalismo Especializado

UFRRJ

2016

Orientadora:

Fafate Costa

Equipe

Cecília Damasceno

Fafate Costa

Guilherme Neves

Igor Medeiros

Isabella Dias

Rafaela Arraes

Tayná Bandeiral.

bottom of page